A somatória de diversos fatores tem causado a escassez da madeira. Terras, que antes eram ocupadas com o plantio de pinus e eucalipto, agora são destinadas ao cultivo de culturas como a soja, milho e pastagem. Além disso, a alta no diesel e o aumento na celulose também tem impactado o setor.
Pela sua versatilidade, a madeira é aplicada em diversos segmentos. O commodity, procurado no mundo todo, também é utilizado na geração de energia, construção civil, biomassa, carvão vegetal, além da fabricação de pallets de madeira e embalagens.
O aumento de demanda e falta de oferta tem gerado aumento nos valores dessa matéria-prima. Para sanar o problema é preciso incentivo do governo para o plantio de novas áreas e também o estudo e desenvolvimento de produtos alternativos, além de sistemas eficazes de reuso e reciclagem.
“O setor florestal é fundamental para a economia o país. O incentivo para o plantio de novas florestas e o investimento em sistemas inteligentes para reuso e reciclagem da madeira são os caminhos para continuidade do setor produtivo” – ressalta Sidnei Barrios, diretor comercial da Santa Fé Pallets.